Problemas com seu Wi-fi, vem pra cá que nós te ajudamos a resolver, é apenas uma questão de conhecer coisas simples sobre o funcionamento de roteadores.
Dicas para aproveitar o máximo do seu Wi-Fi
Importante saber que existem vários modelos de roteadores, e que são eles os responsáveis pelas redes wi-fi, e que diferem na capacidade de transmissão de dados, capacidade de conexões simultâneas, processamento de dados e mais algumas aplicações.
Vamos falar do roteador mais comum, geralmente o mais barato, que por isso torna-se o mais popular, esses possuem capacidade de transmissão de dados limitadas entre 10 a 50 Megas por segundo, mesmo que tenha uma conexão maior do que essa, ele nunca irá conseguir passar mais do que isso, e também capacidade entre 10 a 15 conexões simultâneas, preste bem atenção, 15 conexões não significa 15 pessoas, um exemplo, em uma casa que mora um casal tem em média 5 aparelhos conectados, 1 ou 2 telefones por pessoa, 1 ou 2 notebooks, 1 televisão, tablets, cada aparelho significa uma conexão.
O grande mal: Dividir o Wi-Fi com o vizinho, quais os malefícios?
Esse é um dos grandes problemas de conexão que os usuários enfrentam, e que geralmente levam a cancelamentos e reclamações por parte dos usuários com seus provedores, dividir internet com o vizinho, isso é péssimo, vou explicar porque.
1. Segurança dos Dados: Você que é o titular da conta, quando empresta sua senha ao seu vizinho, você fica totalmente responsável por tudo o que ele fizer pela internet, se ele cometer algum tipo de crime digital, como pedofilia, clonagem de cartões de crédito, compras on-line com cartões clonados, invasão de redes privadas, etc…, quem será penalizado é o titular da conta, então muito cuidado com isso.
2. Qualidade do Sinal: Os roteadores possuem um sistema de conexão, onde ele abrange um raio em média de 50 metros a seu redor, onde quanto mais longe, mais fraco fica o sinal, porém o que atrapalha muito quando se da a senha ao vizinho, é que o seu vizinho sempre estará utilizando com um sinal fraco, e isso prejudica ele e você que está mais perto, porque? Porque os roteadores trabalham com nivelamento, e ele nivela o atendimento pelo último aparelho conectado, porque ele gasta mais processamento e recursos para atender o cliente que está mais longe, e nivela para que o que está mais próximo fique com a mesma qualidade, isso é péssimo e é o maior gerador de ordens de serviço de má qualidade da internet.
3. Essa Internet só vive caindo! Outra reclamação proveniente de quem divide sinal com o vizinho, o que acontece, como disse anteriormente roteadores comuns possuem capacidade de até 15 conexões simultâneas, e quando essa é ultrapassada pode acontecer duas coisas, ninguém mais consegue se conectar até que algum aparelho desconecte, ou travamento do roteador, ai você tem que desligar o roteador e ligar ele de novo, isso é muito comum pra quem divide wi-fi.
Bom, essas foram algumas dicas para que você garanta a qualidade da sua internet e não se incomode com problemas que podem ser evitados, dividir wi-fi com o vizinho? Não, não faça isso, não é ser egoísta, mas é o tipo de coisa que cada um deve ter o seu, para que nunca sofra com má qualidade.
Atenciosamente Equipe Internet Urbana, trabalhando por uma internet melhor.