84 / 100

Fibra Óptica

O que você precisa saber sobre essa tecnologia

A história

Onde tudo iniciou

Em 1870, o físico inglês Jonh Tyndall provou para uma plateia de incrédulos que a luz não era algo “indobrável”, retilínea e constante até a eternidade, como era pensado por todos até aquele ano. John quebrou um paradigma ao demonstrar o princípio de guiamento de luz, através de uma experiência muito simples: com uma lanterna dentro de um recipiente opaco furado e com água, ele provou que a luz podia, sim, fazer curvas. O conhecimento, de tão avançado à época, de nada serviu, e só voltou a aparecer 100 anos depois.

Foi quando o físico Narinder Singh Kapany começou a estudar, em seu doutourado em ótica, sobre as singularidades da reflexão total interna. Ele buscava um material que tivesse o menor índice de refração para, assim, conseguir algo que funcionasse como um espelho. Quanto maior a diferença entre os índices de refração, menor o ângulo limite, dessa forma, toda luz que entrasse seria refletida em todos os ângulos possíveis. Mas ele precisava aprisionar a luz dentro desse material, para que ela só saísse na outra extremidade, independente do formato do tubo. Então a luz agiria da mesma forma sempre, com milhares de reflexões sucessivas. Pronto, estava formulada a teoria que resultaria na nossa internet.

Internet Urbana

Com as fibras de vidro, que já vinham sendo usadas como isolante térmico desde o século XVIII, e os outros materiais readaptados até chegar nas dimensões de um fio de cabelo e no estágio perfeito, Narander Kapany cunhou a expressão fibra óptica e patenteou a invenção. Mas ele só enxergava sua criação com utilidade para o campo da medicina.

Foi então que o físico chinês Charles Kao teve a ideia de usar as fibras ópticas para a transmissão de chamadas telefônicas. Ele conseguiu provar que os recém-inventados cabos de fibras ópticas, embora muito menores que os cabos convencionais, tinham uma capacidade enorme de transmitir dados, tanto de voz quanto de televisão, computador, internet, e que custaria muito menos.

Produzida desde os anos 60, a primeira rede telefônica com esta tecnologia foi inaugurada em 1973, nos EUA, e desde então começou a se disseminar. Três anos depois veio o primeiro link de TV a cabo, no Reino Unido, e em 1988 o primeiro cabo oceânico foi instalado, dado início à era da supervelocidade da informação. O cabo intercontinental tinha capacidade para 40 mil conversas telefônicas simultâneas, usando tecnologia digital. Atualmente, os cabos submarinos têm capacidade para 200 milhões de circuitos telefônicos.

Tecnologias como WDM (CWDM e DWDM) fazem a multiplexação (transmitir várias comunicações diferentes ao mesmo tempo, através de um único canal físico) de vários comprimentos de onda em um único pulso de luz, chegando à taxas de transmissão de 1,6 Terabits por segundo em um único par de fibras. Sem esses cabos pelo oceano a fora, você não se comunicaria com pessoas de outro país ou continente e a nossa comunicação seria restrita a uma área física muito pequena, em comparação ao alcance da fibra ótica.

                                                                                                                                    Fonte: https://www.inforrede.com.br/historia-da-fibra-optica/

Mapa rede mundial de fibra óptica

Fibra Óptica nos dias de hoje

Angelo Rosa

por Angelo Rosa, Maceió 29/04/2020

Após muitos anos que a fibra óptica foi inventada, que ela começou a ser utilizada com maior frequência para clientes finais, isso devido aos custos de implantação e por não existir meios ou tecnologias viáveis que permitissem o compartilhamento de luz da fibra óptica, fazendo que somente os backbones fossem por fibra, mas o ponto final de entrega fosse por outros meios, como rádio, cabos metálicos, cabos coaxiais, e qualquer outra forma possível de compartilhar o link de internet.

Hoje graças a uma tecnologia chamada GPON (Gigabit Passive Optical Network) em português Rede Optica Passiva Gigabit, já é possível, que é uma tecnologia que permite passar vários canais de luz por apenas um filamento, dividindo a luz por meio de splitters ópticos fazendo que com cada filamento de fibra seja possível atender até 128 pontos de entrega, dependendo do equipamento utilizado esse número pode ser menor ou maior, mas vamos focar na mais utlizada que é o GPON.

A fibra principal chega na central do provedor de internet, sendo linkada em um roteador de borda, e esse é conectado a um equipamento chamado OLT (Optical Line Terminal) traduzindo Terminal de Linha Óptica, que concentra o fluxo de dados e serviços, este então possui várias portas, onde cada uma dessas portas é conectada a uma via de fibra que irá para rua.

Assim sendo splitada e tendo a luz dividida em até 128 pontos diferentes, cada ponto desse é o que chega na casa do cliente conectado a uma ONU (Optical Network Unit) unidade óptica de rede, que é conectada por conectores ópticos ligados a fibra que é conectada em uma caixa de atendimento geralmente presa nos postes, assim é a parte física de uma rede de fibra óptica residencial.

 

A importância desse tipo de rede, se da principalmente por ser um meio físico totalmente passivo, sem energia elétrica, evitando assim qualquer problema relacionado a energia, como curtos elétricos, queda de internet por falta de energia, curtos devido a chuvas, e vários outros problemas que ocorrem em outros tipos de cabos de internet.

 

Outro fator muito importante é a capacidade de trasmissão de dados que uma fibra possui, na tecnologia GPON cada ponto desse é capaz de trafegar até 2.5 Gb de dados, claro, essa é a capacidade da porta, porém a capacidade da fibra em si é quase que ilimitada, porém vai depender dos equipamentos que estão em cada ponta, na atualidade a capacidade máxima é de 2.5 Gb/s de download e 1.25 Gb/s de upload.

Comparando com o sistema de internet mais utilizado popularmente que é o cabo UTP, esse por sua vez tem sua capacidade limitada de até 100 Megas/s, ou seja, 25 vezes menor a capacidade de uma fibra, e as redes UTP por sua vez são divididas em vários cabos e switchs até chegar no cliente, limitando a velocidade do cliente final em no máximo 20 Megas/s, velocidade hoje obsoleta, quando observamos que para assistir ao Netflix com qualidade, sem travamentos, o ideal é ter uma banda de pelo menos 50 Megas/s.

Muitas outras plataformas muito populares que estão presentes em nosso dia-a-dia, como youtube, instagram, facebook, games on-line, e tudo mais, precisam de muita banda pra funcionar perfeitamente, e o íncrivel é que em nossas casas cada pessoa está utilizando alguma plataforma diferente todos ao mesmo tempo, então por ai você ve a necessidade de se ter uma fibra óptica instalada em sua casa.

“Ter fibra óptica em casa e utilizar um roteador comum, é a mesma coisa que ter uma Ferrari com pneus carecas e sem combustível”

Essa frase do grande filósofo “eu mesmo” é a mais pura realidade, tudo está se modernizando, nossos telefones, computadores, televisões, a maioria das pessoas possuem equipamentos que foram lançados em 2020, 2019 ou 2018, muito difícil você ver alguém que utilize um telefone por mais de três anos, uma porque ele acaba quebrando, e outra porque a capacidade de processamento dele vai ficando obsoleta conforme os conteúdos que consumimos vão se modernizando, então é natural que esses vão sendo substituídos por equipamentos mais novos sempre.

Tudo bem, porém é comum ver uma certa resistência por parte das pessoas em trocarem os seus roteadores, porque os mesmos estão funcionando então não precisa trocar, porém esses roteadores mais comuns, mais baratos, são tecnologias la de 2013, 2014, onde eles realmente supriam as demandas, hoje eles já não dão conta mais, da mesma forma que os telefones evoluiram os roteadores também evoluiram, e para tudo funcionar em total sintonia precisa que toda a infra estrutura seja compatível.

Já vi muitos casos das pessoas instalarem fibra óptica em casa, e usar um roteador comum, ou seja, não fez nada, as reclamações de lentidão irão continuar, e a culpa sempre será do provedor, quando na verdade o que precisa ser feito é utilizar um roteador mais moderno, compatível com a realidade de hoje, que são os atuais roteadores AC, roteadores Mu-Mimo, esses irão permitir maior processamento de dados, maiores taxas de transmissão, acompanhando os equipamentos atuais de nossas casas.

Resumindo, se você quer ter uma internet que funcione em sua residência, essa só será possível por meio de fibra óptica e com roteadores modernos, se não for isso acostume-se em estar sempre ligando para o seu provedor de acesso a internet para reclamar de quedas, lentidão, travamentos e tudo mais.

Obrigado por sua atenção até agora, vou deixar aqui um link que fala mais sobre roteadores Mu-Mimo.

Até mais, siga-nos nas redes socias e esteja sempre por dentro do que existe de mais moderno em conexão de Internet, e livre-se dos stresses causados por internet ruim.

E se quiser procurar por um provedor que atenda com fibra óptica, nosso site é um site de buscas de provedores, é só procurar pela sua cidade, bairro, que irá encontrar um provedor para lhe atender.