São José da Coroa Grande é um município do litoral sul de Pernambuco, no Brasil. Localiza-se a 114km da capital Pernambucana,”Recife”. Margeada por Barreiros a norte e oeste, Oceano Atlântico a leste e ao sul Maragogi (AL). Temperatura média de 27 graus Celsius. Sua economia é baseada no turismo, na pesca e na agricultura, possui praias paradisíacas, seu próprio nome já indica a proporção da sua beleza: “coroa”, além de esbanjar grande extensão de manguezais. O município de São José da Coroa Grande está situado na área Estuaria do Rio Una, Reserva Biológica e Área de Preservação do Estado de Pernambuco. Umas de suas principais atrações turísticas são os passeios pelos manguezais do Rio Una.
Margeada por piscinas naturais, a cidade tem sua denominação inspirada nas coroas que emergem nas marés baixas nos bancos de areia entre a beira-mar e os corais.
Em homenagem aos índios caetés, povo nativo da região, o município era chamado Puiraçu, termo proveniente do tupi antigo po’yrusu, que significa “miçangas grandes” (po’yra, “miçanga” + usu, “grande”). Apenas em 31 de dezembro de 1958, com a publicação da Lei 3 340, a cidade passou a ser considerada um município autônomo, recebendo o nome de São José da Coroa Grande.
O marco inicial do município foi a Matriz de São José, ponto de onde partiu toda sua expansão e que até os dias de hoje atrai a população local e turistas que desfrutam das belezas e histórias da Costa Dourada. Leia Mais…