Coruripe é um município do estado de Alagoas, no Brasil. Sua população estimada em 2019 era de 56,933 habitantes. Sua população vive principalmente do cultivo da cana-de-açúcar, coleta de coco, e da pesca, tendo, ainda, outras formas de subsistência como a cultura de maracujá, mamão, abacaxi, feijão, o artesanato, o comércio e o turismo.
“Coruripe” deriva do tupi antigo kururype, que significa “no rio dos sapos”, através da composição de kururu (sapo), ‘y (rio) e pe (em).
Os índios Caetés foram seus primeiros habitantes. O local também sofreu influências culturais dos portugueses, franceses e holandeses.
O Rio Corurygip, batizado com esse nome pelos índios caetés que habitavam a região, significa “Rio de águas e peixes escuros”, deu nome ao município que teve a origem na Vila do Poxim. Com a construção e uma capela, nasceu o povoado, onde eram comercializados ativamente o pau-brasil e outras madeiras.
O litoral coruripense ficou conhecido na história por ter sido palco de dois grandes naufrágios: o naufrágio da Nau Nossa Senhora D’Ajuda, que conduziu Don Pero Fernandes Sardinha a Portugal, em maio de 1556, e pelo naufrágio do navegador espanhol Don Rodrigo de Acuaná, em 1560. Leia Mais…
Av Vereador Venâncio Rocha dos Santos, Pindorama, Coruripe-AL 57.230-000
CNPJ: 10.695.836/0001-01
Atendemos Toda a Cidade de Coruripe e Pindorama