Japurá é um município brasileiro no interior do estado do Amazonas, Região Norte do país.
Pertencente à Mesorregião do Norte Amazonense e microrregião homônima. De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população é de 2 251 habitantes em 2019, o que faz do município o menos populoso do estado.
O município recebe esse nome devido ao rio Japurá, afluente do rio Solimões e um dos mais importantes rios do estado. O rio Japurá atravessa todo o território do município de um extremo ao outro, apresentando uma largura de 2 quilômetros. Suas águas são límpidas, contrastando com as do rio Solimões, que se apresentam de maneira barrenta.
A História de Japurá tem origens voltadas ao século XVIII.
Entre 1764 e 1768, foram fundadas na atual região de Japurá as aldeias de São Matias, Santo Antônio Mapiri e São Joaquim do Macapiri. Neste período, os índios muras habitavam a região, e sua pacificação só se deu a partir de 1775. Os portugueses, após a pacificação dos índios Muras, passaram a povoar o território, com a presença principalmente de diversos missionários católicos jesuítas, que consolidaram o domínio da Coroa portuguesa sobre a região do extremo norte do Amazonas, à época Grão-Pará e Maranhão. Leia Mais…
R DA S AUGUSTO, AVENIDA GILBERTO MESTRINHO, S/N, CENTRO, (97) 99171-6678