Água Branca PB é um município brasileiro no estado da Paraíba, localizado na Região Geográfica Imediata de Patos. Sua população segundo o IBGE em 2017 era de 10.258 habitantes.
Conta-se que em 1814 um índio residente da fazenda de Herculano José da Silva saiu para caçar em companhia do filho do fazendeiro. Perdeu – se na mata e para se orientar, subiu numa árvore e avistou uma faixa muito verde de terra. Caminhando para lá, encontrou uma cacimba que batizou de “Mutamba”, que se encontrava ao lado de uma árvore guazuma ulmifolia da família das malvaceae, conhecida por seu nome indígena Mutamba. Ao erguer o líquido com as mãos, afirmou ser água branca.
Seguindo o curso do riacho Bom Jesus, o índio, de volta à fazenda, relatou o fato despertando interesse. Várias pessoas mudaram-se para o local, onde fixaram residência, dando origem ao povoado. A primeira capela, hoje Igreja Matriz, foi construída em 1834. O distrito de Água Branca foi criado pela lei municipal nº 17, de 7 de janeiro de 1896, subordinado ao município de Piancó.
Durante a Revolução de 1930, o território de Água Branca serviu de palco para as lutas que se registraram entre as forças governamentais e os rebeldes, liderados por José Pereira Lima.
Pelo decreto-lei nº 1010, de 30 de março de 1938, o distrito de água Branca passou a pertencer ao município de Princesa. Neste mesmo ano, o município de Princesa passou a ser chamado Princesa Isabel. Em 31 de dezembro de 1943, o distrito de Água Branca passou a denominar-se Imoroti. Em 19 de novembro de 1948, o distrito de Imoroti voltou a denominar-se Água Branca. Sua independência política deu-se em 24 de setembro de 1959. Leia Mais…
AURICLECIO VIRGINO DA SILVA, RUA JOSE VIDAL 57 CENTRO, (83) 996544805