Mombaça, chamada ainda Mombasa ou Mombassa (Mombasa em suaíle e inglês), é uma cidade queniana e capital da província da Costa. Localizada na costa do oceano Índico é a segunda maior cidade do país, com cerca de 1,2 milhão de habitantes.
Em seu brasão encontra-se a inscrição suaíle Utangamano kwa Maendeleo, que significa unidade para desenvolvimento.
Fundada no século XI por mercadores árabes, foi ocupada por forças do Reino de Portugal entre 1593 e 1698 e novamente entre 1728 e 1729.
O Forte Jesus de Mombaça, também referido como Fortaleza de Jesus de Mombaça, localiza-se na cidade de Mombaça, no atual Quénia. Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2011.
Ergue-se no topo de uma formação de coral, sobranceira à entrada do antigo porto de Mombaça, e tinha a função de defesa daquela escala das rotas comerciais portuguesas entre o Estado da Índia e os seus interesses na África Oriental, na passagem do século XVI para o XVII.
É considerado pelos estudiosos na atualidade como um dos representantes mais significativos da arquitetura militar portuguesa do século XVI na costa oriental africana. Encontra-se classificado pela UNESCO como Património Mundial.