Santana do Mundaú é um município brasileiro do estado de Alagoas. Sua população estimada em 2007 era de 11 663 habitantes.
O município de Santana do Mundaú é conhecido como “A terra da Laranja Lima” por ser o maior produtor e maior importador da fruta no estado de Alagoas. O município também é um celeiro de poetas populares. Entre eles destacam-se o repentista Everaldo Caetano com mais de 30 anos de ofício. O poeta com sua viola faz cantorias na região do Vale do Mundaú com outros cantadores e prende a atenção de todos com seus versos improvisados. Outro nome da poesia na cidade é Cicero Manoel, um cordelista jovem que tem se destacado na mídia alagoana nos últimos anos. Cicero Manoel é autor de inúmeros cordéis, muitos já publicados em folhetos. Em 2014 o poeta editou seu primeiro livro intitulado “Versos de um cordelista”. Outro grande artista da cidade é o cantor forrozeiro Arany do Gado, que tem se destacado e conquistado fãs na zona da mata alagoana com seus forrós de vaquejada.
“Mundaú” é um termo da língua tupi que significa “Rio dos Ladrões”, através da junção dos termos mondá (“roubar”) e ‘y (“água”). Leia Mais…